Akira Toriyama, o renomado artista e criador de mangás, tinha uma relação próxima com o Brasil. Além da imensa popularidade da franquia Dragon Ball por aqui, o ilustrador era um grande fã de automobilismo e de Ayrton Senna.
A admiração de Toriyama por Senna
O piloto brasileiro de Fórmula 1, tricampeão da categoria e que também morreu de forma inesperada após um acidente em 1994, era adorado no Japão. Toriyama e Senna se encontraram mais de uma vez. Essa admiração gerou uma colaboração em forma de desenhos, misturando duas paixões do artista e também dos brasileiros.
A colaboração entre Toriyama e a Fórmula 1
Em contrato com a Honda, Toriyama foi convidado a criar uma espécie de crossover entre mangás e o automobilismo. A Shueisha, editora responsável pela revista Weekly Shonen Jump, onde Dragon Ball foi publicado pela primeira vez, virou uma das patrocinadoras da própria McLaren.
Um dos resultados dessa aliança foi uma série de desenhos que misturam os personagens da franquia e o McLaren MP4/5. Esse é o carro com motor da Honda que foi pilotado por Senna em 1989 e 1990, ano do seu primeiro título na categoria.
Conclusão
A paixão de Toriyama por carros e a admiração por Senna resultaram em uma colaboração única que uniu o mundo dos mangás e da Fórmula 1. Essa história é um exemplo fascinante de como a cultura pop pode cruzar fronteiras e conectar pessoas de diferentes mundos.