Akira Toriyama, o lendário criador de Dragon Ball, estava lutando contra um tumor cerebral, de acordo com Takashi Matsuyama, seu segundo assistente. Matsuyama revelou essa informação durante uma entrevista ao jornal japonês Chunichi Shimbun.
Detalhes da Entrevista
Matsuyama, que também era amigo pessoal de Toriyama, falou sobre sua relação com o mangaká e indicou que o autor e ilustrador de uma das obras mais populares da história da cultura pop tinha um tumor no cérebro. A informação, porém, carece de confirmação oficial, visto que o próprio site oficial de Dragon Ball informou que Toriyama morreu em decorrência de complicações de um hematoma subdural, uma espécie de coágulo formado entre o cérebro e o crânio.
Últimos dias de Toriyama
“No outono passado, Matsuyama-san se casou novamente. Ele pediu a Toriyama-san para ser seu padrinho e ele imediatamente aceitou. Nessa ocasião, ele foi informado que faria uma cirurgia de tumor cerebral no Ano Novo. ‘Como não é profundo, não será tão difícil’, disse ele. Ele parecia calmo, mas lembro-me dele reclamando que estava tendo dificuldades para parar de fumar e dizendo: ‘Eu realmente quero fumar’”, diz trecho da reportagem.
Legado de Toriyama
Nascido em 5 de abril de 1955, na cidade de Nagoya, Akira Toriyama iniciou sua carreira como autor de mangás em 1977. Seus primeiros dois trabalhos, Awawa World e Mysterious Rain Jack, foram enviados a um concurso da revista Monthly Young Jump, mas acabaram não sendo publicados à época. Em 1978, Toriyama teve seu primeiro one-shot (mangá de um único capítulo) publicado: Wonder Island. No entanto, foi em 1980 que Toriyama se tornou um dos autores de mangás mais prestigiados do Japão, antes mesmo de Dragon Ball.
Conclusão
A morte de Akira Toriyama foi um choque para todos, especialmente para aqueles que trabalharam de perto com ele. Sua contribuição para a cultura pop, especialmente através de Dragon Ball, é inegável e seu legado continuará a viver através de suas obras.