A noite de 18 de fevereiro de 2024 foi marcada por um triunfo histórico no BAFTA (British Academy Film Awards). O épico biográfico Oppenheimer, dirigido por Christopher Nolan, varreu a premiação com sete prêmios, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator para Cillian Murphy.
O BAFTA, considerado o Oscar britânico, é um dos mais prestigiados prêmios do cinema mundial. A 77ª edição da premiação aconteceu no Royal Albert Hall, em Londres, e reuniu grandes nomes da indústria cinematográfica.
Oppenheimer, que narra a história do físico J. Robert Oppenheimer, o “pai da bomba atômica”, dominou a noite. O filme também levou os prêmios de Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Edição e Melhor Design de Produção.
Cillian Murphy, que interpreta Oppenheimer, foi aclamado por sua performance impecável. O ator irlandês venceu o prêmio de Melhor Ator em uma disputa acirrada com Austin Butler (“Elvis”), Bill Nighy (“Living”), Colin Farrell (“The Banshees of Inisherin”) e Paul Mescal (“Aftersun”).
Outras vitórias notáveis da noite incluem:
- Melhor Atriz: Carey Mulligan (“Maestro”)
- Melhor Atriz Coadjuvante: Claire Foy (“All of Us Strangers”)
- Melhor Ator Coadjuvante: Barry Keoghan (“The Banshees of Inisherin”)
- Melhor Filme Britânico: The Banshees of Inisherin
A lista completa de vencedores do BAFTA 2024 pode ser encontrada no site oficial da premiação: [URL inválido removido]
O domínio de Oppenheimer no BAFTA é um forte indicador de seu potencial no Oscar, que acontece em 10 de março de 2024. O filme já é considerado um dos favoritos da temporada de premiações e pode levar o prêmio de Melhor Filme.